Também conhecido como cold brew,

o café gelado é uma alternativa deliciosa

para os dias quentes. 

 
Bom brasileiro que somos, agarramos amor no tradicional cafezinho coado. Já faz parte da rotina das manhãs e se tornou ritual sagrado pós almoço. Mas a verdade é que por maior que o amor seja, dias quentes pedem alternativas mais refrescantes e, para isso, que tal um café gelado? 
Conhecido como cold brew, esse método de extração de café promete uma bebida leve e saborosa, que pode ser tomada pura ou até mesmo usada como ingrediente em drinks ou receitas. 
Quer saber mais e aprender como preparar aí em casa? Chegue cá, a gente te explica. 
 

Curiosidades sobre o café gelado

 

1. Cold Brew significa infusão a frio
E é um método em que a extração é feita com água em temperatura fria em um longo processo de fermentação, bem diferente do bom e velho coado, que é feito com água quente e em poucos minutos. 

2. Leva de 8 a 15 horas para ficar pronto
O tempo aqui é fundamental para que aromas e sabores sejam extraídos com excelência. Nesse método, quanto maior o tempo de infusão, mais saborosa será a bebida. 

3. Pode ser consumido em até 10 dias
Aqui o tempo de espera faz valer a pena. Armazenado em recipiente bem vedado, basta guardar na geladeira para consumir ao longo dos dias. 

4. Tem menor teor de cafeína e acidez
Isso porque alguns componentes do café dissolvem mais em água quente, como a cafeína e os ácidos graxos. Já em água fria, dissolvem menos. Sendo uma ótima pedida para aqueles com estômago mais sensível. 

 
Ficou com vontade? Nós também! Então vamos de passo a passo para preparar um bom café gelado por aí: 
 

Receita Dengo de café gelado com leite

 

(Rende 4 porções) 
Ingredientes: 
- 100 ml de leite
- 400 ml de café extraído a frio
- Gelo a gosto
Modo de preparo:
- Em um recipiente de vidro com tampa bem vedada, coloque 40g de pó de café Dengo em moagem média, e em seguida adicione 400ml de água fria ou natural;
- Deixe descansar de 8 a 15 horas, em lugar refrigerado, para ganhar corpo;
- Extraia a mistura em filtro de papel ou de tecido de trama fina;
* Lembre-se de escaldar o filtro para evitar sabor residual no seu café. Faça isso despejando água quente antes. Descarte a água usada.
- Para preparar quatro porções, bata 100 ml de leite, da sua preferência, junto com o cold brew pronto em um liquidificador até formar espuma;
- Sirva com gelo e aproveite seu momento dengo.

Dica extra

 

Usar um bom pó de café é fundamental para garantir uma bebida com aroma intenso, doçura e acidez perfeitos.

Já conhece os nossos?

Produzidos por pequenos e médios produtores, os cafés da Dengo vem de Minas Gerais e são cultivados por parceiros nossos com uma dose extra de respeito e igualdade. Experimente só e descubra o seu preferido. 
 

Curta seu momento dengo

 

A verdade é que gelado ou quente, seja como for, importante mesmo é curtir esse momento do seu jeitinho. E se for com dengo, melhor ainda. 
Faça a sua receita por aí e descubra novos jeitos de curtir um bom café. 
Até a próxima.