Tem gente que é apaixonado em cheiro de café. Outras pessoas, amam um cheirinho de terra molhada. Nós amamos mesmo é o cheiro de cacau. Além desse aroma maravilhoso, os benefícios do cacau são inúmeros para você, oxe que maravilha!

O cacau é o fruto do cacaueiro e, ao longo das últimas décadas, tem sido objeto de estudos por conta do tanto de coisa boa que pode proporcionar para nós. Ele é rico em flavonoides, que são compostos presentes em vários alimentos e tem a função anti-inflamatória, antioxidante e previne diversas doenças.

Deu para perceber que vem muita coisa boa por aí, né? Então não pare a leitura deste artigo que temos mais um tanto de novidades para você. Vamos contar um pouco da origem do cacau, apresentar seus benefícios e mostrar como você pode consumir essa belezura que é o cacau.

A origem do Cacau
Convenhamos que a origem do cacau surgiu na construção do mundo, concorda? Brincadeiras à parte, os botânicos acreditam que o cacau se originou na cabeceira do Rio Amazonas se expandindo de lá para o mundo.

Quando os colonizadores chegaram à América, os índios já cultivavam o fruto. Agora, venha cá, você quer saber o real valor do cacau? Ele era chamado de “comida dos deuses” e era utilizado como moeda de troca, ou seja, era muito valioso.

Ainda diziam naquela época que ele poderia transmitir imortalidade, sendo assim, reservado apenas para a grande realeza, é mole?

O cacaueiro tem folhas bem longas que nascem avermelhadas e logo depois ficam bem verdes. Os frutos podem chegar até 30 cm de comprimento, bem grande, não é mesmo? Dentro de cada fruto podem ser encontradas de 20 a 50 sementes. O processo até o fruto ficar maduro dura cerca de 180 dias. É importante ressaltar que o Brasil é um dos maiores exportadores de cacau do mundo. Ponto para nós!

Mas, a gente que não é menino, já popularizamos o cacau e desenvolvemos uma paixão mundial: o chocolate. Bom, já introduzimos bastante e contamos um pouco da história. Vamos para o principal foco desse texto. Os benefícios do cacau.
Os principais benefícios do cacau:
Melhora o humor
Uma das melhores coisas que o cacau faz por nós é ajudar a melhorar o humor. Ele aumenta a produção de serotonina no organismo, o hormônio responsável pelo nosso bem-estar. Oxê, dá vontade de comer logo, né? Ah! E por ser rico em magnésio, é uma ótima fonte para ajudar a combater depressão, insônia e ansiedade.

Combate o colesterol
Sabemos que o colesterol alto pode causar vários problemas cardíacos, por isso, acrescentar à alimentação ajuda a reduzir os altos números de colesterol no sangue. Ele é rico em antioxidantes. Lembra que falamos dos flavonoides lá em cima? Então, ele é um forte aliado nesse benefício.

Reduz a pressão arterial
Mais uma vez os flavonoides presentes no cacau ajudam na pressão arterial. Ele funciona como vasodilatador, fazendo com que o sangue flua melhor, diminuindo, consequentemente, a pressão.

Ajuda o coração
O cacau ajuda bastante a manter a saúde do coração. Ele possui uma substância chamada ácido oleico que combate doenças cardíacas. Além disso, essa maravilha ainda combate os radicais livres em excesso. Oxê, mas o que são radicais livres? Você pode estar se perguntando. Calma, bichinho, são apenas átomos ou moléculas que ajudam no funcionamento do organismo, porém, em grande quantidade, podem atacar as células sadias.
Ajuda na saúde respiratória
Os grãos do cacau contêm duas substâncias chamadas de xantina e teofilina. Elas fazem com que os brônquios fechados tenham um relaxamento dilatando-os, facilitando, assim, o fluxo de ar que ajuda a combater alergias, asma e falta de ar.

Auxilia no emagrecimento
O cacau possui bastante polifenóis, uma substância que está relacionada à queima de gordura. É importante ressaltar que uma dieta equilibrada sempre deve ser acompanhada por um nutricionista ou médico. O consumo do cacau, quando aliado às atividades físicas, é uma ótima forma de manter o corpo em dia.
Cura feridas
Os extratos da fruta ajudam na prevenção de diversos tipos de infecções no corpo. Por isso, os pesquisadores reconhecem que suas características são curativas de feridas. Muito interessante, heim?
Cuida da pele
O cacau também pode ser usado para manter a saúde da pele em dia. Seu consumo ajuda a diminuir os efeitos das manchas causadas por raios solares e deixa a pele menos enrugada. Além disso, ajuda a manter a elasticidade da pele e a deixa mais hidratada. Nada melhor do que uma pele bem tratada, concorda?

Beneficia os diabéticos
Aqui é importante ressaltar que a fruta deve ser consumida in natura, ou seja, na sua forma natural e, principalmente, sem adição de açúcar. O cacau melhora a ação da insulina sendo um forte aliado para as pessoas que têm diabetes.

Ajuda na deficiência de cobre
O cacau é rico em cobre, assim, pessoas que possuem essa deficiência podem se beneficiar com o consumo do fruto. Ele colabora na prevenção e tratamento de doenças como anemia e leucopenia.

Viu como o cacau pode ter inúmeros benefícios para nossa saúde? Mas é importante saber a quantidade certa para consumir. Para isso, procure a ajuda de um profissional da saúde que vai determinar qual a quantidade ideal para você e para o que você precisa.

O cacau pode ser encontrado em pó, in natural e no delicioso chocolate. O cacau em pó pode ser adicionado em vitaminas, mingau, leite, em outras frutas etc. Outra dica sensacional é substituir o achocolatado tradicional pelo cacau em pó para uma alimentação mais saudável.

Colocando essas dicas em prática, você vai colher todos os benefícios do cacau para sua saúde. Antes de finalizar, me diga uma coisa, você vai deixar esse tanto de informação adquirida guardadinha só para você? Oxê, claro que não!

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais, mande em todos os seus grupos do WhatsApp, enfim, conte para o mundo todos esses benefícios que o cacau proporciona!
English