Se você sabe aproveitar as coisas boas da vida, com certeza não tem dúvidas sobre os benefícios do vinho e chocolate para a sua saúde. Com moderação, é claro! Enquanto o vinho melhora a circulação e ajuda na oxigenação do sangue, o chocolate tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar na produção de endorfina e dopamina.

Os bons apreciadores dessas verdadeiras iguarias também sabem que não existe bebida melhor para acompanhar um delicioso chocolate do que um bom vinho!

Então, se você quer dicas para impressionar aquela pessoa especial com uma combinação romântica como essa, veio ao lugar certo. A seguir, apresentamos melhores dicas de como harmonizar vinhos e chocolates!

Harmonizando vinhos e chocolates
O segredo mágico para conseguir a melhor harmonização entre diferentes tipos de vinhos e chocolates é sempre buscar o equilíbrio de sabores. A regra é que o vinho pode ser mais doce que o chocolate, mas não o contrário.

Por isso, chocolates mais adocicados devem ser combinados com vinhos mais doces e suaves, e chocolates mais amargos devem buscar vinhos que equilibrem com um sabor mais encorpado.

Com esse equilíbrio em mente, vamos então às dicas de harmonização!

1. Vinho e chocolate ao leite
Para que o seu paladar equilibre o sabor mais docinho dos chocolates ao leite, o mais indicado é saborear com um vinho de sabor também mais adocicado.

Vinhos do Porto, espumantes tintos e vinhos de colheita tardia são os mais indicados para essa combinação. Mas, caso você não goste muito desses tipos de vinhos, um Pinot Noir, um Merlot ou um Carménère, também são opções que casam bem com os chocolates ao leite!

2. Vinho e chocolate meio amargo
Para fazer aquela degustação especial com um chocolate meio amargo você tem muitas opções!

Justamente por ser um “meio-termo” entre os chocolates ao leite e os amargos, esse tipo de chocolate é mais “flexível” na harmonização com diferentes vinhos. Então, nesse caso, você pode escolher tanto um vinho do Porto, como um Pinot Noir, um Merlot ou um Cabernet Sauvignon.

Enquanto o Pinot Noir e o Merlot vão cair melhor com chocolates de até 60% cacau, o vinho do Porto harmoniza melhor com chocolates menos amargos. Já o Cabernet Sauvignon vai ficar mais especial se harmonizado com um chocolate acima de 60%.
3. Vinho e chocolate amargo
Para conseguir uma harmonização sensacional com chocolates amargos, não tem um grande segredo. Um bom Cabernet Sauvignon ou um vinho do Porto mais encorpado vão dar conta do recado!

Mas para conseguir extrair o suprassumo do sabor, tanto dos chocolates como do vinho, o mais indicado para harmonização com chocolates amargos são os vinhos tintos secos.

Vinhos de uva Chardonnay e Pinot Noir também combinam bem com o sabor dos chocolates mais amargos, desde que eles sejam mais encorpados e tenham estrutura para acompanhar o sabor intenso. Outra dica incrível para se deliciar é a combinação de chocolates 70% com vinhos licorosos, que dão um realce sem igual ao sabor do chocolate!

Viu como harmonizar vinhos e chocolates é fácil? Também é difícil que uma combinação de duas iguarias tão maravilhosas pudesse dar errado, não é mesmo? Com as dicas que apresentamos, pode ter certeza de que a sua harmonização vai impressionar quem quer que seja!

Outra dica valiosíssima para conseguir a harmonização perfeita é que não basta uma garrafa de um bom vinho, os chocolates também tem que ser de altíssima qualidade.Um chocolate produzido com ingredientes ruins e sem um processo cuidadoso, com certeza não vai dar todas as nuances de sabor que você espera encontrar!

Para deixar a experiência da harmonização ainda mais especial, você também pode usar o chocolate para fazer receitas, como fondue, brownies ou um simples brigadeiro.

Oxê, e não é só com os vinhos que podemos harmonizar essa verdadeira iguaria que chamamos de chocolate! Principalmente nós brasileiros, que amamos um cafezinho e temos os melhores grãos do mundo, deveríamos aprender a apreciar a harmonização de chocolates e café!

 
English