Você já ouviu falar do Dia Mundial do Chocolate? Não se aperreie! Essa data existe para comemorar a existência desse produto que alegra a nossa vida e também traz benefícios ao nosso bem-estar.

Além do gosto delicioso, o chocolate é benéfico para a saúde, o que torna o consumo desse produto algo ainda mais prazeroso. Se você deseja conhecer um pouquinho mais sobre essa maravilha e como ela pode ser aproveitada em nosso cotidiano, continue com a gente!

Vamos explicar como surgiu essa data e quais são os principais benefícios do consumo de chocolates de qualidade. Abordaremos também algumas curiosidades sobre o tema. Venha conosco!
A história do Dia Mundial do Chocolate
Estamos falando de um produto apreciado por crianças, jovens e adultos de todos os lugares do mundo, das mais diversas nacionalidades, afinal, quem nunca se deliciou com esse gosto? A data de 7 de julho foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Chocolate.

Diversas teorias são utilizadas para explicar a escolha da data. A mais reconhecida é a de que esse dia marca a chegada da mercadoria na Europa, por volta do século XV. Antes disso, ela só era conhecida e usada pelos Maias e Astecas, civilizações originárias da América.

Dessa maneira, o uso da iguaria se tornou um símbolo de status para a aristocracia europeia, que esbanjava o produto como sinônimo de riqueza e poder. Somente com a Revolução Industrial ele se tornou popular, sendo um sucesso até os dias de hoje em todo o mundo.

Os principais benefícios de consumir chocolates de qualidade
Muitas vezes o consumo de chocolate foi ligado somente a problemas de saúde, mas esse produto também traz benefícios. Não sabe quais? Oxe! Vamos conhecer alguns deles!

Contribui para a redução do estresse
A vida tem muitos momentos estressantes e desafiadores, sendo importante buscar maneiras de aliviar esses sentimentos. O consumo do chocolate é uma forma de combater o estresse, pois a iguaria é rica em substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, deixando a pessoa mais leve e reduzindo os níveis de irritabilidade.

Melhora o humor

Um dos grandes benefícios que o chocolate traz é contribuir para a melhora do humor. Isso acontece por meio da liberação de serotonina no organismo, que é o hormônio responsável pelo nosso bem-estar. Sem contar que o produto também é rico em magnésio, portanto ajuda a combater quadros de depressão, insônia e ansiedade.

Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

Consumir chocolates de qualidade, principalmente os amargos, melhora o fluxo sanguíneo e evita a coagulação do sangue. Com várias propriedades antioxidantes, esse produto mantém as veias limpas, melhorando a irrigação sanguínea no corpo.

Atua como anti-inflamatório

O cacau presente nos chocolates é rico em uma substância capaz de agir diretamente contra os radicais livres: os flavonoides. Eles têm funções antioxidante e anti-inflamatória, podendo prevenir doenças bastante comuns, como diabetes e Alzheimer.

Algumas curiosidades sobre esse mundo

O mundo do chocolate é muito diversificado, então existem dúvidas sobre a origem do produto, entre outros aspectos interessantes. Veja algumas curiosidades sobre essa maravilha!

- Chocolate branco: algumas pessoas acreditam que o chocolate branco nem pode ser considerado como “verdadeiro”. Ele é feito com a manteiga de cacau, que é a gordura que se obtém das sementes durante a fabricação, portanto é mais calórico e rico em gorduras. Alguns deles não contêm resquícios de cacau, sendo apenas uma mistura de açúcar, óleo e gordura.
- Chocolate diet: os chocolates diet são bastante conhecidos no mercado, porém não são indicados para quem está em dieta, pois contêm mais gorduras. Por outro lado, são aconselháveis a quem tem diabetes, pois apresentam baixo teor de açúcar.
- Consumo no Brasil: em média, os brasileiros ingerem cerca de 2,5 kg de chocolate anualmente, o que equivale a 16 barras do produto. A região do Brasil onde mais se come chocolate é o Sul (4,5 kg/ano). Já o Nordeste é o local em que menos se consome a iguaria, sendo a ingestão média anual de 1,2 kg;
- Consumo no mundo: o número do Brasil é interessante, mas você sabia que na Suíça a média é de cerca de 10 kg de chocolate por ano? É chocolate que não acaba mais!
<li><strong>Derretimento</strong>: por que o chocolate derrete na boca? Oxe! Essa explicação é bem simples! Isso acontece porque ele derrete a uma temperatura bem baixa, menor que a nossa temperatura corporal, cerca de 35º.C.

Veja nossas dicas para comemorar essa data
O chocolate pode ser usado de diferentes maneiras, por isso vale a pena se aventurar e criar receitas para apreciar o sabor de acordo com suas preferências.

Español