Uma alimentação saudável é importante para manter nossa saúde e entregar os ingredientes necessários para nosso corpo. Você sabe o que fazer com cacau? Não fique aperreado! Esse é um alimento que traz diversos benefícios para o nosso corpo, portanto, vale a pena aprender como utilizá-lo.

O cacau é o fruto do cacaueiro, rico em flavonoides, que são compostos presentes em vários alimentos e têm a função anti-inflamatória, antioxidante, além de contribuir para a prevenção de diversas doenças. Além disso, ele ajuda a controlar o colesterol, prevenir diabetes, melhorar o humor, entre outros benefícios.

Com tantos benefícios você ainda não sabe como utilizá-lo? Oxê! Venha com a gente e conheça algumas opções interessantes que fogem do uso tradicional com o chocolate e que vão tornar sua experiência mais arretada. Confira nossas sugestões!

1. Polpa e sementes
O cacau pode ser aproveitado de diversas maneiras, sendo possível a utilização da polpa e de suas sementes. Da polpa, obtemos sucos, geleias, além da opção de comê-la diretamente. Ela tem um sabor adocicado e levemente ácido, sendo que, para o consumo, é preciso retirar as sementes, do mesmo modo que fazemos com outras frutas.

A semente também pode ser utilizada, já que ela dá origem ao chocolate. Além disso, ela abre outras possibilidades, como a produção do nibs, que é o chocolate em seu modo mais puro, e também o cacau em pó, que pode compor receitas e ser utilizado como achocolatado.

2. Suco
Outra forma de aproveitar os benefícios desse ingrediente é por meio do suco, assim, você consome os nutrientes que ele oferece. Com tantas substâncias benéficas oferecidas, não devemos consumir a fruta somente no meio de doces e esquecer delas em seu estado natural, por isso, aproveite essa alternativa para fazer uma bebida deliciosa.

Para fazer um suco, é necessário retirar as sementes, esfregando-as em uma peneira, sobre um recipiente, com a ajuda de uma luva, até ficar só com a polpa. Depois de terminar esse processo, pegue a polpa e bata com água gelada.

Além disso, é possível misturar com outras frutas, como banana, morango, mamão, de acordo com o seu gosto. Desse modo, você aproveitará os benefícios dele e dos outros ingredientes que serão utilizados no seu suco, além de conseguir um sabor que seja do seu agrado.

3. Vitamina de frutas
Outra excelente sugestão para quem prefere consumir mais a fruta é acrescentá-la à vitamina. Se preferir, você pode utilizar o cacau em pó, que é muito versátil. É interessante notar que o produto contém cafeína, sendo assim, contribui para o aumento de sua energia.

A preparação é bem simples, o que a torna uma opção mais viável. É só preparar a vitamina de acordo com o seu gosto, podendo utilizar as frutas e ingredientes que preferir, e batê-la com algumas colheres de cacau em pó. Do jeito que a baiana gosta!

4. Chá
Outro uso que não é comum, mas que é maravilhoso, é o chá de cacau. Essa é uma bebida com sabor agradável e que contribui para diversos aspectos de saúde. Ela pode ser consumida quente, como se fosse um “chocolate quente" , ou fria, acompanhada de laranja e folhas de hortelã. Já pensou a delícia que fica?

Esse chá é energético, rico em antioxidantes, um ótimo anti-inflamatório, e contribui para melhorar o humor, entre outros benefícios, é mole? Essa é uma alternativa muito aconchegante, portanto, seja sábio e beba agora mesmo, meu rei!
5. Cocada
Quando falamos de cacau, logo vem à mente algum prato saboroso, então, não tenha medo de se aventurar nessa área também. A cocada pode ser uma excelente alternativa para aproveitar esse ingrediente. Por isso, vamos ajudá-lo a aproveitar essa oportunidade. Anota aí!
Ingredientes:
sementes de 1 cacau grande;
1/2 coco seco;
1/2 kg de açúcar;
1 litro de leite.

Modo de preparo
Primeiramente, bata no liquidificador as sementes do cacau com parte do leite e coloque a mistura batida na panela. Na sequência, bata o coco com o restante do leite no liquidificador. Junte todos os ingredientes na panela e mexa até começar a desgrudar do fundo. Despeje o conteúdo em uma assadeira. Quando estiver morno, corte em quadrados.

6. Trufa
A trufa é outra alternativa arretada para quem deseja algo delicioso feito com cacau e, além disso, pode fazer grande sucesso com seus amigos e colegas. Confira como prepará-la!
Ingredientes
1 copo de castanha-de-caju crua;
1/2 xícara (chá) de tâmara sem caroço;
1/2 xícara (chá) de cacau em pó;
1 pitada de sal marinho;
1 colher (sopa) de óleo de coco;
pistache moído ou nibs para enfeitar.

Modo de preparo
Coloque a castanha-de- caju de molho por, no mínimo, 4 horas. Escorra a água e bata a castanha no processador por 30 segundos. Adicione a tâmara, cacau e o sal e processe até que os ingredientes estejam bem misturados e com consistência para enrolar. Se for necessário, você pode acrescentar óleo de coco para incorporar melhor os ingredientes. Enrole a massa em formato circular e, se quiser, role no pistache moído ou nibs de cacau para enfeitar.


7. Crosta com nibs de cacau para empanar alimentos
O nibs de cacau é uma opção interessante e bastante usada na culinária. Ele pode ser consumido sozinho, porém, pelo sabor amargo, costuma ser utilizado no meio das receitas. Ele pode ser misturado com granola, compor sorvetes e vitaminas, entre outras alternativas.

Além disso, você pode se aventurar e encaixar o nibs em receitas salgadas também. Basta utilizá-lo na forma de uma crosta para empanar alimentos, como carne, frango, entre outros. Com o auxílio de um pilão, triture o nibs com outros temperos, como pimenta.

Depois disso, espalhe a mistura de nibs e temperos em um prato e passe a carne, o frango ou outro alimento, até formar a crosta. Essa é uma opção diferente, que pode ser muito saborosa.

Nós mostramos para você o que fazer com cacau e diversas ideias para quem deseja aproveitar os benefícios que essa fruta oferece para a saúde. Mas fique atento! Ao comprar, lembre-se de se certificar sobre a origem do produto, quem produziu e as condições de produção. Desse modo, você saberá que está consumindo o ingrediente de uma empresa que não explora os trabalhadores e que oferece um fruto com qualidade garantida.


Español