De origem brasileira, 

o cacau é nosso fruto abençoado

 

Dia 26 de março é Dia do Cacau! E celebrar esse fruto abençoado é conhecer um pouco da sua história e porque ele é tão importante para nós. Chegue cá e descubra só algumas curiosidades por trás dele: 

Considerado um alimento sagrado, os primeiros cacaueiros foram encontrados em meio à floresta amazônica, na Bacia do rio Amazonas e América Central. Cultivado pelos maias e astecas, era usado em cerimônias religiosas em busca de reequilíbrio energético e restauração da saúde por ser conhecido por seus benefícios e propriedades curativas. 

Parte de um ecossistema riquíssimo de outros frutos, árvores e bichos, o cacau nos lembra que, assim como ele, a natureza toda precisa ser cuidada e preservada. Na floresta, tudo é interdependente, por isso, cuidar de um é olhar por todos e um bom exemplo disso é o nosso próprio cacau que, na Cabruca, cresce à sombra de árvores maiores e se nutre das bananeiras ao seu redor. 

 

Espécies de cacau Dengo

 

Temos orgulho em dizer: nosso cacau é brasileiro. Cultivado no meio da Mata Atlântica, num sistema agroflorestal chamado Cabruca, a Dengo trabalha com duas variedades de cacau de qualidade. Olha só quais: 

 

Parazinho

 

Um fruto que quando maduro é mais amarelado. Com amêndoas pequenas, tem forte sabor de cacau e é ótimo para preparação de massas de chocolate. Com sementes roxas, precisa ser bem fermentado para equilibrar a adstringência e alcançar notas mais aromáticas. Recebe esse nome pela sua origem paraense. 

Peça cá sua barra Parazinho e experimente só esse sabor

 

PH16

 

Não se deixe assustar pelo nome, esse cacau é especial e dá origem ao nosso dengo varietal com notas equilibradas de nozes, ameixa, frutas frescas e leve gosto de caramelo. O cacau PH16 é um fruto maior com até 20cm de comprimento e suas amêndoas também são maiores – depois de fermentadas, tem intenso aroma de cacau e considerável acidez e amargor.  

Peça cá sua barra PH16 e experimente só esse sabor

 

O processo do grão à barra

 

E antes do nosso cacau virar os dengos que vocês conhecem, ele passa por um processo de nove etapas cuidadosas. Vem conhecer o que acontece da floresta ao chocolate:

 

 

Tour na Fábrica de Dengo

 

Nos visite na Fábrica de Dengo e conheça essas etapas em nosso tour guiado, que acontece às sextas, sábados e domingos de hora em hora. 

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 196 – Pinheiros, São Paulo, SP. 

E aí gostou? Por trás dessa longa história e desse dia de celebração do cacau, existe o nosso compromisso em proteger nossas matas e a biodiversidade. Cada um de nós tem seu papel fortalecendo esse movimento: as marcas assumindo projetos de sustentabilidade sérios e coerentes e as pessoas impactando com suas escolhas de consumo. 

E viva o cacau, viva a floresta em pé!