Vamos falar sobre o movimento

#JulhoSemPlástico?

 

Você já ouviu falar sobre o movimento #JulhoSemPlástico? Essa é uma iniciativa super importante para a Dengo, mas se você ainda não está por dentro do assunto, vem que a gente te explica.

Começando pelo início: ele surgiu em 2011, no Reino Unido, e se popularizou ao redor do mundo no formato de apelo pela redução do consumo de plástico. O objetivo é um só para milhões de apoiadores: reduzir a poluição plástica do planeta - e apesar da atenção para essa pauta ser especialmente durante o mês de Julho, a intenção é agir propositivamente durante todos os meses do ano.

 Os dados sobre os impactos do plástico estão cada vez mais alarmantes e, por isso, é necessário um esforço coletivo. Pesquisas apontam que 12,7 milhões de toneladas de plástico vão para os oceanos todos os anos e, segundo a ONU Meio Ambiente, se continuarmos nesse ritmo, em 2050 o mar terá mais plásticos do que peixes. E a cada dia que passa, estamos mais perto de encarar esse problema do que imaginamos.

Assustador, não é? Por aqui, desde o primeiro dia temos o compromisso em reduzir nossa geração de resíduos, e para isso, uma das nossas metas é ter uma produção zero plástico o quanto antes. Hoje nossas embalagens são 100% recicláveis e usamos apenas 7% de plástico em toda a nossa linha de produtos. 

Saiba mais sobre nossas metas e impactos aqui.

 

Se você se interessou pelo tema e quer saber

como iniciar um movimento dentro da sua própria casa

ou comunidade, nós temos algumas dicas:

 

- Garrafas: priorizar os modelos de inox ou vidro.

- Descartáveis: sempre que possível recusar esses materiais plásticos de uso único, como copos, talheres, papéis e canudos.

- Sacolas: opte pelas retornáveis - é um costume prático que gera um grande impacto com o passar do tempo. 

Incentivamos que os consumidores reutilizem nossas sacolas de kraft, seja em uma futura compra na Dengo ou para outros fins, como levar uma roupa para reparo na costureira do bairro.

- Compras a granel: dessa forma você evita o plástico dos produtos embalados do mercado, além de personalizar a quantidade que você quer, é claro. Aqui na Dengo, 34% dos produtos podem ser comprados dessa maneira.

Atualmente, comprar a granel é possível apenas em nossas lojas físicas. Descubra a mais perto de você e peça suas drágeas, pepitas ou Quebra-Quebra na quantidade da sua vontade! Você pode levar seu próprio recipiente para isso :)

- Desperdício: recusar comprovante ou 2ª via da compra no cartão e sempre evitar comprar frutas embaladas em plástico, por exemplo. 

- Cosméticos em barra: esse conceito carrega menos plástico e água na composição. Marcas de cosméticos sólidos são super interessantes e vale a pena conhecê-las.

- Absorventes: se possível, substitua absorventes descartáveis por calcinhas/cuecas menstruais e coletores: a marca Pantys, por exemplo, é uma empresa referência no assunto. (E faz parte do Sistema B, assim como nós!)

- Consumo de roupas: se você tiver a oportunidade, escolha as marcas que produzem suas peças por meio de uma produção justa e com respeito ao meio ambiente.

 

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre esse movimento e sobre como ser um agente de mudança nessa jornada - afinal, são as ações coletivas que nos inspiram na criação de uma marca mais sustentável todos os dias.

Até a próxima!

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga em @dengochocolates e acompanhe nosso sabor de um mundo melhor.